Instituto Promil




O INSTITUTO PROMIL, visa ampliar as oportunidades de qualificação profissional ofertada as populações de baixa renda de Fortaleza e Região Metropolitana. A Instituição tem como missão contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária oferecendo oportunidades de qualificação profissional para jovens e adultos dos segmentos mais vulneráveis da população. No cumprimento da sua missão, atua junto a alguns dos segmentos mais marginalizados socialmente, como egressos do Sistema Penal e deficientes motores. Estes segmentos exigem da equipe do Instituto um maior acompanhamento e suporte para inserção no mercado de trabalho. Aproximadamente dos alunos que concluem os cursos do PROMIL conseguem ingressar no mundo do trabalho formal ou informal. Estes resultados ajudam a conquistar novos parceiros, a exemplo de empresas privadas que contribuem com a doação de materiais para os cursos, ou do poder público que cede as instalações para funcionamento.



Os beneficiários dos cursos do Instituto PROMIL vindos de bairros como: Granja Portugal, Bom Sucesso, Jardim União, Conjunto Ceará, Conjunto Cearazinho, Parque Jerusalém, Canindezinho, Maraponga, Parangaba, São Gerardo, Otávio Bonfim, Itaoca, Bela Vista, Jardim Iracema, Pirambu, entre outros, fazem parte da população de Fortaleza considerada pobre ou abaixo da linha da pobreza. Vivendo em famílias onde a renda familiar é inferior a três salários mínimos, mais de 50% dos alunos têm apenas o ensino fundamental, moram em bairros distantes dos centros onde se concentram as atividades de comércio e de serviços. Não é incomum que os mesmos tenham baixa auto-estima, vocabulário escasso e dificuldade de expressar-se. Estes fatores somam-se a falta de informações sobre o mercado de trabalho e até mesmo a falta de recursos para transporte na busca pelo emprego. Para reverter, ou minimizar esta situação, O INSTITUTO PROMIL, busca o fortalecimento da cidadania para o alcance da equidade social com bases não no assistencialismo, e sim, no trabalho para e com as pessoas em situação de vulnerabilidade. Visando assim, à independência econômica e política, bem como a participação dos alunos em todo o processo.

QUANTIDADE DE ALUNOS FORMADOS


O PROMIL – Programa do Movimento de Integração Milenar teve seu início, no ano de 2001, embora seu registro como pessoa jurídica só tenha acontecido em 2006. Quando em 6 de agosto de 2001, o professor Antônio Carlos Banho Scipião começa embaixo de uma mangueira, o curso de eletricista predial para uma turma de 30 alunos. No bairro do Papicu; uma meta estava bem estabelecida em sua mente: profissionalizar mil alunos. Fato que deu origem ao nome PROMIL. Com poucos recursos próprios e um sonho que àquela época parecia muito distante, o fundador do PROMIL, percorre os bairros mais pobres da periferia de Fortaleza levando oportunidade de qualificação profissional para pessoas que ansiavam por uma chance para ingressarem no mercado de trabalho.

O contato com os alunos a cada turma, mostrava sempre a necessidade de outras e mais outras, e a meta inicial de mil alunos, concretiza-se já no primeiro ano com cursos itinerantes de eletricista predial/ residencial e de bombeiro hidrossanitário, em 12 bairros de Fortaleza.

O contato direto com os segmentos mais pobres da população fez com que o professor Antonio Carlos a cada dia ampliasse sua percepção da necessidade da qualificação profissional. Percebeu que mil era muito pouco e que para fazer de fato a diferença era preciso gerar oportunidade para milhares. Para tanto, teria que encontrar alternativas para superar a falta de recursos financeiros, bem como contar com uma base física para sede administrativa dos cursos e para funcionamento dos mesmos. Por esta razão, buscou a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

A partir de fevereiro de 2002, os cursos do PROMIL passam a acontecer nas instalações cedidas pelo Corpo de Bombeiros. As duas amplas salas no próprio prédio Sede desta corporação ofereceram condições adequadas para a ampliação do número de alunos e oferta de cursos de modo a atender as demandas da população. Aos cursos de eletricista predial / residencial e bombeiro hidro sanitário foram se somando os de eletrônica básica, recepcionista, auxiliar administrativo, mecânica de autos, eletricista de autos e refrigeração.

A seriedade e os resultados do trabalho do PROMIL foram agregando colaboradores voluntários e instituições parceiras que possibilitaram que nestes seus onze anos de existência gerasse oportunidade de profissionalização para 56.000 (cinquenta e seis mil) pessoas. Pais e mães de famílias viram nos cursos do PROMIL uma porta aberta para a dignidade.

“Mas, sem o seu trabalho, o homem não tem honra, e sem a sua honra ele morre e mata, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz...”.

Nas palavras do poeta uma realidade vivida por grande parcela da população, realidade que o PROMIL vem ajudando a mudar. Jovens com baixa escolaridade, com poucas possibilidades de empregabilidade, com os cursos do PROMIL ingressam no mundo do trabalho. Seja com o primeiro emprego ou prestando serviços como profissional autônomo, ou ainda, associando-se a outros e montando uma pequena empresa. Por outro lado, cidadãos acima dos 45 anos também encontram grandes dificuldades de se reinserirem no mercado de trabalho, os cursos oferecidos pelo Programa do Movimento de Integração Milenar ajuda a minimizar esta situação gerando oportunidade para uma nova profissão onde o individuo pode oferecer seus serviços sem depender de um empregador.

A necessidade de atender a crescente demanda e a sinalização de instituições governamentais de que teriam interesse em parceria com o PROMIL, e para isto, seria necessário que o mesmo se constituísse juridicamente, levou instrutores, ex-alunos, (alguns atuando atualmente como instrutores ou monitores), a criarem formalmente o Instituto PROMIL. Esta entidade de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse público é formada por pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Assim, a diretoria do mesmo e seus sócios fundadores compartilham entre si todas as decisões e todos colaboram na gestão da entidade. Procurando sempre ampliar a participação e descentralizar as decisões, o PROMIL busca o seu fortalecimento institucional, criando comissões de trabalho e planejando.

Aceitando como grande desafio para o momento fortalecer-se ainda mais institucionalmente adotando meios tecnológicos mais modernos na sua gestão e compreendendo que agora a entidade  tem experiência e estrutura para alçar vôos maiores, apresentamos o Instituto Promil.